Certamente você já teve de lidar com as flutuações e variações do mercado, mas você está preparado para lidar com elas? Gestão de crise é um assunto complexo e entre cortes de gastos e noites mal dormidas existem algumas maneiras de lidar com a crise e a hora de você se preparar é agora.

Neste tópico vamos abordar estratégias simples e boas práticas para gestão de crise na sua empresa. A Hangar D oferece a seus clientes estratégias específicas para cada empresa. Quer saber mais? Solicite nosso contato neste link e conheça nossos serviços para ajuda-lo neste momento tão difícil.

Antes de mais nada, em um momento de crise, é preciso ter calma, respirar fundo e pensar com frieza nas melhores soluções e cortes efetivos na sua empresa. Preocupe-se com o que realmente trará resultados efetivos e a curto prazo. Isso pode ser muito complicado se você não possui um “Raio X” do financeiro da sua empresa. Em breve escreveremos sobre como organizar o financeiro da sua empresa. Fique atento em nossas atualizações.

Vamos primeiro abordar as estratégias de marketing que NÃO devem ser praticadas em momentos de crise na sua empresa. Veja alguns tópicos úteis e não cometa esses erros:

Enviar Spam para seu mailling ou baixar/comprar um mailling na internet;
Aumentar muito o preço dos seus produtos ou serviços;
Utilizar estratégias de marketing que você ainda não conhece ou não possui dados suficientes sobre o retorno;
Contratar uma agência de publicidade e marketing esperando resultados a curto prazo;
Pegar financiamentos para pagar dívidas.

Vamos citar aqui algumas estratégias que podem aumentar suas chances de sucesso em tempos de crise, mas lembre-se é importante que comece seu planejamento o quanto antes, algumas das ações que citaremos aqui só fará sentido quando houver um preparo do seu público e da sua empresa para este período com antecedência.

Crie um mailing e trabalhe a sua audiência

Sua clientela e sua marca são ativos como qualquer outro e fazer sua marca estar bem engajada com seu público pode fazer toda a diferença. Neste link, citamos uma ferramenta de e-mail marketing excelente testada e usada por nós e todos os nossos clientes.

Com um mailing engajado é possível, em tempos de crise, uma rápida resposta em vendas com promoções e ofertas relâmpago. Esta é, sem dúvida, a estratégia mais eficiente para melhorar suas vendas a curto prazo. Dependendo do tamanho da sua lista de e-mails você pode ter resultados muito expressivos, mas lembre-se, e-mail marketing precisa ser feito com sabedoria e essa prática tende a se desgastar naturalmente com o tempo.

Invista em Google Adwords

Saber elaborar uma campanha em tempos de crise pode ser uma experiência ruim, por esse motivo, criar uma campanha e realizar testes é se preparar para aumentar seus investimentos no Google Adwords em tempos de crise na sua empresa.

Pode parecer ousado aumentar seus investimentos quando está faltando recursos na sua empresa, mas muitas vezes essa pode ser uma boa solução quando se calcula um ROI médio. Se não sabe o que é um ROI continue acompanhando este blog para saber mais. ROI é, basicamente, o retorno sobre o seu investimento. Por exemplo, se você já possui uma experiência com Google Adwords é possível calcular o retorno médio de uma campanha. Se você investiu R$1000,00 em uma campanha no Google Adwords e obteve um retorno em vendas de aproximadamente R$4000,00 o seu ROI será 4. Isso quer dizer que a cada R$1,00 investido você terá um ganho estimado de R$4,00, logo é possível aumentar seu investimento na medida do retorno esperado.

Esta estratégia certamente faz parte da boa gestão de crise em tempos de crise na empresa, mas lembre-se que todo investimento possui um risco e caso não esteja disposto a correr riscos esta opção pode não ser a melhor.

Investir em redes sociais

Investir em redes sociais pode ser uma boa opção se você possui uma oferta muito boa com um produto de público amplo e ávido pelo consumo. O varejo normalmente possui vantagens sobre essa estratégia, isso porque o Facebook, assim como outras mídias sociais funcionam como uma vitrine para seus clientes, por isso, capriche na imagem do anúncio e elabore chamadas atraentes. Continue acompanhando este blog, em breve vamos escrever um artigo completo sobre como usar o Facebook para alavancar as suas vendas.

A Ferramenta deve ser usada com sabedoria, os leilões do Facebook diminuem o custo por envolvimento de publicação se sua publicação possui relevância para seu público.

Se estiver em um período de crise na sua empresa evite anúncios de likes na sua página ou de engajamento de marca (Branding). Seja objetivo e ofereça sua oferta com link para direto para compra em seu site. O custo por envolvimento pode subir um pouco por conta disso, porém, se quer vendas efetivas para sua empresa opte pela conversão direta.

Elabore uma oferta especial para que é ou já foi seu cliente

Em muitos segmentos há a possibilidade do retorno do cliente e isso pode ser feito para ajuda-lo em momentos de crise na sua empresa. Criar planos de fidelização ou até mesmo ofertas exclusivas para quem já foi ou é seu cliente pode ajuda-lo a evitar custos altos com publicidade.

Ligue ou encontre-os pessoalmente para aumentar suas chances de sucesso. Dependendo do tempo que sua empresa atua no mercado esta estratégia pode ser a chave pra sair do período de crise financeira da sua empresa com uma boagestão de crise..

Ofereça novidades à sua audiência

Esta estratégia talvez seja a de mair risco desta lista, porém, para muitos segmentos pode ser implementada com baixo custo e alto retorno. Se seus clientes são ávidos pelos produtos ou serviço que sua empresa oferece, experimente uma nova linha produtos ou uma atualização em sua carta de serviços. Isso pode ajudar a trazer seus clientes perdidos pela concorrência ou até mesmo atrair um novo público para sua marca.

Esta estratégia de marketing digital auxiliada com outras acima pode se tornar um forte aliado nos resultados de suas vendas, mas lembre-se de usa-la com sabedoria, realize pesquisas de mercado e busque tendências para aumentar suas chances de sucesso.

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